Spectter: como usar dados para tomar decisões jurídicas mais assertivas

Conheça a nossa ferramenta de dados e as melhorias que ela traz para o departamento jurídico

dois computadores exibindo diferentes telas da ferramenta spectter
☝️ clique para seguir!

O Spectter nasceu com o propósito de ajudar os nossos clientes a tomar decisões baseadas em dados e otimizar suas políticas de acordo. Essa ferramenta possui a capacidade de mostrar o comportamento histórico da carteira de processos através de um dashboard completo. Com isso, nossos clientes conseguem entender quais fatores são mais relevantes na perda de processos e identificar o melhor cenário para acordo.

Além disso, a ferramenta é capaz de prever o futuro por meio de algoritmos de aprendizagem de máquina. Nossos algoritmos conseguem entender o comportamento processual e, a partir disso, projetar o que pode acontecer, levando em conta as características únicas de cada cliente. Tudo isso sem achismo ou feeling, o que realmente importa é o que os dados dizem.

Features

Estamos desenvolvendo um dashboard único que responderá as principais perguntas relacionadas a acordos. Ele possui filtros e subfiltros, que dão a liberdade de modelar o dashboard de acordo com cada necessidade. Além disso, a ferramenta permite que cada dashboard seja salvo, para o rápido acesso ou para facilitar comparações de diferentes perspectivas.

Os seus gráficos foram pensados para serem objetivos. Depois de muito estudo e diversos testes, separamos os gráficos que mostram da melhor maneira possível o comportamento processual, otimizando o tempo de análise. E não para por aí. O dashboard possui algoritmos capazes de interpretar os gráficos e gerar insights a partir deles. Esse recurso otimiza ainda mais o tempo de análise e ajuda os usuários que não possuem uma visão muito analítica.

Além do dashboard, a ferramenta possui os modelos preditivos, que são os nossos algoritmos de aprendizagem de máquina. Atualmente temos três tipos de previsões: previsão de perda, previsão de tempo de duração e previsão de alçada. Cada uma dessas previsões foi desenvolvida para melhorar cada vez mais a política de acordo. Definir quais processos serão jogados para acordo fica bem mais fácil quando você tem acesso a esse tipo de informação preditiva. E os nossos clientes não só conseguem definir os melhores processos para acordo, mas também sabem qual é o melhor valor de alçada, otimizando ainda mais o fluxo.

Melhorias

O Spectter está trazendo melhorias significativas. Para efeito de comparação, levantamos a acurácia da classificação de perda de um grande cliente antes de utilizar o nosso modelo preditivo de perda. A acurácia era de apenas 58%, ou seja, quase aleatório, o que pode trazer muitos problemas na tomada de decisão. Já o nosso modelo conseguiu alcançar mais de 80% de acurácia, uma diferença significativa. Conseguimos melhorar muito o desempenho processual desse grande cliente, entregando uma predição muito mais confiável.

Conclusão

O Spectter é uma ferramenta completa que entrega tudo o que os nossos clientes precisam para melhorar cada vez mais as suas políticas de acordo. Isso abrange um dashboard pensado exclusivamente para os departamentos jurídicos e modelos preditivos, desenvolvidos unicamente para cada cliente, se encaixando em sua exclusiva realidade. Apesar de ter pouco tempo de vida, o Spectter já está trazendo melhorias significativas, que justificam a sua utilização. Ficou interessado na ferramenta? Acesse o site e entre em contato com nossa equipe.

brenno-costa
Brenno Costa
Especialista em Ciência de Dados. Head de Ciência de Dados no Sem Processo. Palestrante e redator.
Artigos recentes