Resolução de conflitos na era digital

A Era Digital trouxe novas formas de resolver conflitos no judiciário, e os acordos online têm se mostrado uma alternativa eficaz nesse contexto, leia o texto completo para entender.

Na dinâmica atual, resolver conflitos é uma necessidade incontornável. Com a ascensão da era digital, surgem novas oportunidades e abordagens para essa tarefa crucial. Enquanto o Judiciário tradicional foi durante muito tempo a primeira escolha para solucionar disputas, a mediação moderna e os métodos alternativos, como a Alternative Dispute Resolution (ADR), emergiram como soluções eficazes e colaborativas.

Nesse contexto, destaca-se o papel fundamental do Online Dispute Resolution (ODR)

Como sabemos, a tecnologia veio para facilitar o planejamento/controle de diversas áreas de nossa vida, inclusive na resolução de conflitos. No Brasil, entre as inúmeras soluções tecnológicas voltadas ao campo jurídico, as plataformas de ODR (Online Dispute Resolution), dispõem de uma utilidade cada vez mais notória, pois proporcionam e facilitam a conciliação. A utilização de mecanismos digitais, traz ganhos de grandes proporções à resolução de controvérsias judiciais e extrajudiciais.

Cada vez mais estamos percebendo que os advogados estão renunciando aos litígios e buscando meios alternativos para resolução dos conflitos. As plataformas online e a inteligência artificial, estão a cada dia se consolidando e provando que o diálogo ainda é a melhor forma para uma justiça eficiente. Elas aceleram e organizam as negociações, propiciando um maior número de acordos em um curto espaço de tempo, resolvendo disputas de forma eficaz e acessível.

Funcionamento

O funcionamento da plataforma (Com Acordo) é bem simples. Cria-se um dashboard para empresa ou escritório e os casos a serem negociados são cadastrados, gerando um link convidando a parte contrária para negociar. Vale ressaltar que a ferramenta é escalável, podendo ser inserido 100, 1.000 ou 10.000 casos para negociação. Assim que a parte concorda em iniciar a negociação é apresentada uma primeira proposta, podendo a parte aceitar ou apresentar uma contraproposta para análise. Toda negociação é realizada por advogados treinados e capacitados para tanto, dentro de um ambiente seguro. Se o acordo for aceito, a solicitação de dados e as trocas de minutas, são todos realizados dentro da plataforma, que encerra o caso com a inserção do protocolo. Tudo isso, normalmente, se dá em poucos dias ou semanas.

Vantagens

Quando falamos em resolução de conflitos, as vantagens são inúmeras, mas, dentre as principais, podemos citar, o menor desgaste entre as partes, gerando menos ansiedade e stress; menor custo, uma vez que as taxas judiciárias e as despesas processuais possuem valores elevados; e menor tempo para resolução, pois, com o alto volume de casos judicializados, os prazos e a infinidade de recursos disponíveis na legislação, os processos se tornam cada vez mais morosos. Além disso, o ambiente online permite que os acordos sejam fechados em qualquer lugar e horário conveniente para as partes, sem contar que resolução costuma ser considerada mais justa, uma vez que é construída pelos próprios envolvidos.

Gestão

A gestão eficaz é uma peça fundamental para o sucesso e o uso das plataformas digitais e da inteligência artificial serão pouco a pouco mais utilizados para otimizar processos, além de colaborar na tomada de decisões. A utilização das plataformas digitais, também traz uma melhoria muito significante na gestão do jurídico, pois através delas é possível, não apenas negociar um processo, mas também, obter KPI’s, que são indicadores que medem o desempenho da empresa em determinado processo, estratégia ou ação específica, ou seja, métricas importantes, como por exemplo, valores de economia e ticket médio, percentuais de conversão e êxito, tempo médio entre as respostas, extração de relatórios com os motivos pelos quais determinados acordos não foram celebrados, além do armazenamento do histórico de toda negociação.

Privacidade e Segurança

Ao resolvermos conflitos online, é primordial respeitarmos a privacidade e a segurança dos envolvidos, protegendo informações confidenciais e garantindo que as trocas ocorram em ambientes seguros e protegidos. Nessa era digital, a resolução de conflitos é composta por novos formatos e desafios, mas também é favorecida pelas novas ferramentas e recursos disponíveis.

Fernanda Artin
Graduada em Direito pela Universidade Paulista e pós-graduada em Direito Processual Civil. Head da área de acordos do Sem Processo.
Artigos recentes