O perfil do profissional de Legal Operations

Existe um “perfil desejável” para os profissionais de Legal Operations? Leia o texto completo para entender!

Você já se perguntou se existe um “perfil desejável” para os profissionais de Legal Operations? Assim como determinados segmentos exigem habilidades específicas para uma atuação de excelência, na área de Legal Ops não seria diferente. Diante de um cenário global em que esses profissionais são cada vez mais requisitados no mercado, listamos algumas habilidades indispensáveis para atuação na área.


O profissional de Legal Ops desempenha um papel crucial para assegurar a prestação de um serviço mais eficaz a partir da adoção de medidas técnicas e negociais. Para a sua visibilidade, é imprescindível o desenvolvimento de uma visão holística empresarial. Para tanto, destaco os seguintes atributos:

  • Habilidades colaborativas: Habilidades interpessoais e comunicativas que assegurem uma troca efetiva entre todos os profissionais envolvidos, independentemente da posição.
  • Resiliência e flexibilidade: Não se limita apenas à capacidade de adaptação às mudanças, mas sim à capacidade de resistir, absorver, recuperar e adaptar-se continuamente.
  • Liderança e Influência: Capacidade de liderar iniciativas e influenciar stakeholders sem autoridade direta, promovendo o valor das operações jurídicas dentro da organização.
  • Gestão de risco: Habilidades para antecipar, identificar, avaliar e mitigar os riscos organizacionais de forma constante.
  • Pensamento Estratégico: Capacidade de desenvolver e implementar estratégias que melhorem a eficiência do departamento ou escritório e que se alinhem aos objetivos organizacionais.
  • Habilidades de gerenciamento de projetos: Competência em gerenciamento de projetos, incluindo planejamento, execução, monitoramento e encerramento de projetos.
  • Perspicácia financeira: Compreensão de orçamento, relatórios financeiros e gerenciamento de custos para otimizar as despesas e investimentos do segmento em que se atua.
  • Eficiência Operacional: Capacidade de agilizar processos, aprimorar fluxos de trabalho e implementar melhores práticas em operações jurídicas para aumentar a eficiência.
  • Habilidades de análise de dados: Proficiência na utilização de análise de dados para conduzir a tomada de decisão, avaliar o desempenho do departamento ou escritório e identificar áreas de melhoria.
  • Gestão de Fornecedores: Experiência na gestão de relacionamentos com fornecedores externos, incluindo negociação de contratos e supervisão de prestadores de serviços.

 

Esses atributos combinam habilidades interpessoais, técnicas e gerenciais, posicionando os profissionais de Legal Ops para causarem um impacto significativo na eficiência e eficácia do negócio.

Se você se interessa pelo assunto e procura soluções tecnológicas de Legal Ops, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais sobre o nosso produto de LawOp. A nossa plataforma apresenta soluções que otimizam a rotina dos profissionais nos departamentos jurídicos e escritórios! 

ana-couto
Ana Couto
Graduada em Direito pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduada em Direito Tributário. Co-CEO do Sem Processo. Referência na área de Legal Ops e co-criadora da CLOC Brasil.
Artigos recentes