O futuro do mundo jurídico com a inteligência artificial

Descubra como reduzir custos e litígios com o uso de Data Science e inteligência artificial na sua gestão

☝️ clique para seguir!

Janeiro costuma ter ventos promissores, e no Sem Processo não é diferente: foi exatamente há 1 ano que lançamos Spectter ao mundo jurídico. Caso ainda não conheça, essa é a nossa ferramenta que realiza múltiplas previsões na base processual e proporciona decisões assertivas com base em IA e Data Science.

Tem a ver com o Harvey Specter? 🤔

Sim! O nome foi realmente inspirado no personagem mais elegante de Suits. Algumas de suas maiores marcas - inteligência, confiança e competência - têm tudo a ver com o nosso Spectter. A racionalidade e a forma objetiva de resolver os litígios também são compartilhadas, e a distinção está na repetição do “t”. Percebeu?

Mas e as previsões? 🔮

Ah, nisso o advogado do escritório Pearson Hardman não consegue ser tão eficiente: o nosso tem uma acurácia que chega a 95%. Em Spectter utilizamos modelos preditivos que indicam as chances de êxito e o tempo de duração estimado para a resolução judicial de cada processo da sua base, além de sugerir o valor de alçada ideal para um acordo.

Como será o futuro? 💡

Certamente dias com menos máscaras e mais sorrisos! Principalmente se você fizer uso de Spectter para tomar as decisões que melhoram os resultados da sua gestão jurídica. Você vai alcançar uma grande economia ao reduzir custos e conflitos desnecessários, fortalecendo o provisionamento, evitando a perda de tempo e otimizando esforços do setor.

> Conheça mais

Novas features de Spectter 💥

Estamos diariamente otimizando as nossas soluções e dizemos que temos uma cultura beta contínuo. Por isso, claro, tem muita novidade chegando também em Spectter, e aproveitamos esta comemoração de 1º ano para convidar o Brenno a escrever um pouco sobre as tecnologias que serão implementadas ao longo das próximas semanas. Ele é o Data Scientist que coordena o projeto e também já colaborou no blog em outras oportunidades.

Diz, Brenno! 💬

Fala, pessoal! Estamos trabalhando muito para trazer várias novidades, com foco em otimizar a análise de dados dentro da plataforma e deixar as previsões ainda mais robustas. O primeiro ano foi um sucesso, e ainda tem muito mais vindo por aí! Aqui vão umas pistas:

l - Base de dados

Estamos trabalhando para desenvolver uma base de dados própria do Spectter, com processos históricos de todo o Brasil. Isso possibilitará que empresas e/ou escritórios que não possuem uma base estruturada utilize a ferramenta e tenha acesso aos seus dados processuais.

ll - Processos Semelhantes

Além das previsões do Spectter, baseadas em inteligência artificial, queremos fornecer ainda mais informações para enriquecer a análise e ajudar na tomada de decisões. Com a base de dados própria, o Spectter será capaz de mostrar detalhadamente o que aconteceu com processos semelhantes, ou seja, do mesmo estado, vara, comarca e tribunal. Com isso, o cliente terá não só a inteligência de algoritmos para prever o futuro, mas também terá um embasamento a mais para identificar a taxa de perda, o tempo de duração e o valor ideal de alçada de processos com o mesmo comportamento.Além disso, vamos integrar o Spectter com o nosso produto focado em acordos judiciais, o Com Acordo. Essa integração vai trazer a taxa de economia e a taxa de acordo de processos semelhantes, possibilitando uma análise prévia do que poderia acontecer se o cliente jogasse o processo para acordo.

lll - Análise de Concorrentes

É muito importante entender também o que acontece com os processos dos concorrentes, ou seja, de empresas do mesmo nicho. Pensando nisso, o Spectter será capaz de informar para o cliente o comportamento da carteira processual de qualquer empresa, a partir da base de dados própria. Essas informações vão ajudar ainda mais na definição de regras de negócio e na tomada de decisão.

IV - Histórico de previsões

Na página de previsões, o cliente terá acesso a um histórico de previsões a partir das fases do processo. O Spectter vai ter uma linha do tempo de fases, e em cada fase, serão exibidas as previsões realizadas. Dessa forma, o cliente vai conseguir acompanhar a evolução das previsões a medida que o processo for caminhando para o seu desfecho.

V - Previsão de Valor de Perda

O Spectter terá o seu quinto modelo preditivo. Ele tem como objetivo complementar a previsão de perda processual, trazendo também uma previsão de valor de perda. Dessa forma, além de saber que um processo específico, por exemplo, tem uma alta probabilidade de perda, o cliente saberá também o valor que esse processo poderá custar futuramente e trabalhar para reduzir esse valor com uma possível negociação.

Vl - Motor de busca

A última feature consiste em um motor de busca inteligente para que o cliente consiga ter acesso a qualquer informação que desejar, seja aos autos de um processo, fazer uma busca de jurisprudência ou identificar o que aconteceu com um processo específico. Conectando a base de dados própria e a nossa ferramenta de captação do produto LawOp, vamos proporcionar um ambiente completo para uma análise detalhada dos dados processuais.

Vem com a gente? 👊

Acredita que o Spectter também pode ajudar muito no dia a dia da sua empresa ou escritório? Então que tal marcar uma conversa com a nossa equipe comercial? Podemos apresentar mais detalhes e tirar todas as suas dúvidas em poucos minutos. Basta entrar em contato pelo email e começar a tomar melhores decisões corporativas: comercial@semprocesso.com.br


brenno-costa
Brenno Costa
Especialista em Ciência de Dados. Head de Ciência de Dados no Sem Processo. Palestrante e redator.
Pedro Aragão Pires
Colaborador e Redator da equipe de Marketing.
Artigos recentes