Quem são as mulheres pioneiras do novo meio jurídico

Só uma revolução feminina pode transformar o Direito - e o mundo - em espaço de eficiência, igualdade e harmonia

rostos-mulheres-diversidade-advogadas-direito
☝️ clique para seguir!

Sabia que nosso time é predominantemente feminino? O Sem Processo tem o privilégio de contar com a iniciativa de mais de 40 colaboradoras, dentre advogadas, estudantes de Direito, operadoras e diferentes perfis de profissionais modernas. São elas que impulsionam a revolução do mercado jurídico ao proporcionarem eficiência, coragem e esperança a um meio, digamos, esquisito e ultrapassado. Você conhece, aliás, alguma ideia valorosa que consiga se estabelecer sem espírito feminino? Nós nascemos no 23º dia do Mês da Mulher, e se há quase seis anos dizemos inovar e vencer desafios para reduzir conflitos, devemos a essa capacidade e a essa valentia - construída à base de conquistas.

📅 8 de março

Por isso mesmo, aproveitando a ocasião, pedimos a algumas colaboradoras que escrevessem um texto que representasse esse espírito. Em nome de todos, e principalmente todas nós: Amandas, Anas, Andresas, Carlas, Carolinas, Carolines, Carolinnes, Erikas, Fernandas, Gabrielas, Gabrielles, Ianas, Isabelas, Jeniffers, Júlias, Julianas, Karens, Larissas, Letícias, Lídias, Lilianes, Lorenas, Marias, Marianas, Marinas, Mayaras, Milenas, Nathálias, Paulas, Robertas, Thainnas, Rafaelas, Walkyrias, Yasmins e todas que já foram ou ainda serão.

👉 ''Nós

Somos quem não se deixa abater pelos problemas e dificuldades. Quem arregaça as mangas, batalha, luta e corre atrás dos seus sonhos. Somos inteligentes. Amamos. Sofremos. Rimos. Choramos. Temos medo sim, mas seguimos mesmo assim. Somos nós que nos desafiamos. Que temos fé gigante, força e coragem. Tanto que muitos nem entendem como a gente consegue dar conta de tanto ao mesmo tempo. Aqui já vai um segredo: nem sempre é assim, a gente também tem o direito de cansar. Mas basta uma noite bem dormida pra acordarmos cheias de vontade de fazer tudo acontecer mais uma vez.

⚖️ escolhemos

Ficar mais fortes e empoderadas a cada dia, porque é só assim que conseguimos nos encorajar umas às outras, para sermos exatamente do jeito que somos, donas de si e de nossas próprias vontades!

Ainda é preciso dizer que lutamos por um mundo em que não sejamos mais vítimas de abusos físicos, sexuais, morais ou psicológicos?

💡 um mundo mais amigável

Vemos toda interação - pessoal ou profissional - como uma oportunidade de conquistar uma realidade alinhada com a nossa essência. Por isso somos pioneiras, ao agir com a certeza de fazer a diferença positiva.

🧠 porque ser mulher é

Surpreender muito a todos e menos a nós, ao tornar possível o impossível. É ser justa e imparcial, mas ainda sensível às necessidades alheias. É gerar vida, educar, alimentar e ser colo. Ser também grata pelas oportunidades que nos rodeiam. É nunca desistir e sempre acreditar, que ninguém mesmo pode nos limitar! Porque a mulher é que revoluciona e prova.

🔥 inspirar

O que é mais belo? Certo ou errado? Como se portar, vestir e agir nesta sociedade? Em todas nós se repetem algumas mesmas questões, mas somos inigualáveis em cada detalhe, sem rótulos e cheias de peculiaridades. É o que nos faz únicas em um mundo carente de diálogo e empatia. Assim seguiremos trabalhando por dias mais justos, consolidando e fortalecendo a nossa posição - nosso espaço e nossa fala - porque só assim é que somos e seremos sempre umas às outras.

♀️ a todas!"

Poderíamos explicar em detalhes cada uma das que nos rodeiam, protegem e inspiram, e mais ainda sobre as vitórias que tivemos através de gerações de mulheres destemidas e geniais. Mas pra finalizar, aqui vai uma rápida menção a duas figuras revolucionárias que são referências pro meio jurídico que ainda estamos construindo:

Escrevemos também em nome de Myrthes de Campos, a primeira brasileira a concluir a faculdade de Direito e a obter o registro de advogada (1906), e de Thereza Tang, a primeira a se tornar magistrada (1939). Suas trajetórias confirmam qualidades indispensáveis nessa nossa jornada lotada de conflitos, e que por essência fazem parte da perspectiva de cada uma de nós: somos mulheres que batalham, resolvem, cuidam e amam.

✊ Viva!

Agradecemos a tantas Myrthes e Therezas por hoje vivermos tempos em que se reconhece cada
vez mais o espaço da mulher. Ainda há muito pela frente e os desafios são complexos, mas não podemos esquecer da importância de questionar e dialogar os assuntos de gênero de forma livre e respeitosa. Que este 8 de março seja mais uma data de luta e avanços para proporcionarmos um mundo de menos conflitos, seja de gênero ou de qualquer ordem!

Escrito por:

Caroline Alves
Cristiane Bastos
Fernanda Artin
Gabrielle Fonseca
Larissa Bastos
Mayara Vitzel
Rafaela Sanson

No items found.
Artigos recentes