Descubra alguns dados e informações relevantes sobre a aplicação da tecnologia no meio jurídico
É uma área do Direito 4.0 que vem revolucionando o mercado com o uso da tecnologia para reduzir ou eliminar tarefas operacionais da rotina de escritórios e departamentos. Dessa forma, os advogados conseguem ter foco e dedicação exclusiva às atividades jurídicas essenciais. Aplicar Legal Operations é uma escolha necessária para quem busca economizar tempo, otimizar a gestão jurídica e aumentar a produtividade da equipe.
👉 Em LawOp oferecemos diversas soluções de Legal Ops
Os dois termos identificam startups que desenvolvem produtos ou serviços de tecnologia voltados ao meio jurídico. O termo lawtech é mais recente e se popularizou principalmente a partir de nosso CEO Bruno Feigelson, que também fundou a AB2L, uma associação que engloba todo esse ecossistema jurídico.
Além de escritórios, ajudamos departamentos jurídicos de empresas em diferentes segmentos, como construtoras, empresas de saúde, instituições financeiras, empresas da indústria alimentícia, lojas, seguradoras e empresas de tecnologia. Muitas são gigantes (algumas líderes de mercado e até referências globais), mas também temos soluções que facilitam a vida de departamentos jurídicos de médio porte.
Já o Notificca é a nossa plataforma feita para advogados autônomos e escritórios da era digital, permitindo o envio de notificações extrajudiciais em segundos de forma gratuita e com total segurança jurídica.
👉 Descubra como enviar uma notificação pela internet
Cerca de 75 milhões de processos em tramitação, de acordo com o último relatório do CNJ. O número é o menor desde 2009, e uma das hipóteses mais prováveis relaciona a redução - ainda tímida - ao aumento da produtividade em função do trabalho remoto e do uso de softwares de gestão jurídica.
A Dinamarca, seguida da Noruega e da Alemanha. De acordo com o WJP, o Brasil ocupa apenas a 75ª posição dentre 139 países avaliados. A pesquisa considera a facilidade no acesso, a ausência de discriminação e corrupção no sistema, a celeridade dos processos e a eficiência de meios alternativos de resolução de conflitos.
Em resoluções alternativas, a posição da Justiça brasileira é ainda pior: 114º lugar.
* O World Justice Project é uma organização internacional da sociedade civil com a missão declarada de "trabalhar para o avanço do Estado de Direito em todo o mundo" através de pesquisas e bolsas.