Mulheres no Comando: A Influência da liderança feminina no ambiente empresarial

A ascensão da liderança feminina no mundo corporativo, apesar dos desafios, destaca o potencial das mulheres em lidar com crises, comunicar efetivamente e promover a cooperação, exigindo a superação de obstáculos persistentes para alcançar a igualdade de gênero.

Mulheres no Comando: A Influência da liderança feminina no ambiente empresarial

Nos últimos anos, a liderança feminina ganhou destaque -  merecido - na sociedade de uma forma geral, e também no mundo corporativo. Entretanto, não podemos ignorar os desafios diários enfrentados pelas mulheres, onde a busca por respeito e igualdade persiste nesse ambiente.

A Síndrome do Impostor e os Desafios Percebidos

De acordo com pesquisas recentes, cerca de 70% das pessoas que sofrem da síndrome do impostor são mulheres. Esse dado revela as dificuldades enfrentadas por muitas mulheres que, mesmo ocupando cargos de destaque, duvidam de suas próprias habilidades, refletindo um estigma que perdura na sociedade, de enxergar mulheres como “mais frágeis”. 

Atualmente, menos de 5% dos CEO’s são mulheres, e apenas 24% ocupam cargos de liderança e gestão. Apesar do baixo número, as empresas estão se tornando mais conscientes da importância e benefícios que a liderança feminina pode trazer, como habilidades de comunicação e capacidade de construir relacionamentos, promovendo melhora na cooperação e no trabalho em equipe.

Potencial da Liderança Feminina

Ainda, estudos revelaram que as mulheres são frequentemente consideradas melhores em lidar com crises corporativas. Isso se deve a essa comunicação eficiente, ao equilíbrio emocional e à habilidade de tomar decisões de maneira assertiva. 

No entanto, superar os obstáculos persistentes, como estereótipos de gênero e desigualdade salarial, é um caminho contínuo. É crucial que sejam implementadas políticas e ações afirmativas que incentivem e ampliem a participação das mulheres em posições de liderança. Com comprometimento e ação, a sociedade irá valorizar plenamente a liderança feminina.

Sem Processo: Apoio à Liderança Feminina na Transformação do Direito

Aqui no Sem Processo, sabemos da importância e do potencial que as mulheres têm em transformar a sociedade e de criar um ambiente mais igualitário e inclusivo. Onde temos as mesmas oportunidades e reconhecimento que os homens, de modo que grande parte dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e juntas seguimos inovando e transformando o direito.

Mayara Vitzel
Graduada em Direiro pela Universidade Paulista e pós graduada pela Damásio Educacional. Coordenadora de Legal Operations do Sem Processo.
Artigos recentes